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Xadrez - Tudo Aki
Xadrez - Tudo Aki























Escrito pela WCM Ana Paula de Oliveira

Ana Paula Oliveira é WCM, e integrante da Equipe Olímpica Brasileira de Xadrez, e desenvolveu esta cartilha, para que mais pessoas possam aprender a jogar xadrez, de uma forma elementar. O Portal www.xadreztotal.com.br agradece a colaboração desta excelente jogadora, e dá assim, a sua contribuição para que o xadrez torne-se mais popular em nosso páis.


 

 


Estrategias

Estratégia é o plano que abrange todo o jogo. Enxadristas têm que ter um plano. Os planos podem mudar, mas não faça um movimento sem primeiro ter uma estratégia em mente!

O plano de jogo certo depende em parte do estágio da partida: abertura, meio do jogo ou final do jogo. Depois da abertura, quando a maioria das peças moveram-se das casas iniciais para o centro do jogo, vem o meio do jogo, que dura até que um dos jogadores leve xeque-mate ou até que a maioria das peças esteja trocada. O final do jogo gira em torno da promoção de um peão à dama.

Freqüentemente é no meio do jogo que uma partida é ganha ou perdida - e onde planejar é especialmente importante! Escolha um bom plano e jogue de acordo com ele. Use táticas para ganhar peões, peças ou até para dar xeque-mate no rei do seu oponente.

O mais importante é a segurança do rei! O seu rei precisa de mais proteção? O rei do seu oponente está seguro? Ele pode ser atacado com sucesso?

O objetivo do xadrez é dar xeque-mate no rei do oponente; mantenha o seu a salvo! Faça um roque em segurança atrás do muro de peões e mantenha seus peões na frente do seu rei imóvel, se possível - eles são mais fortes assim. Se o rei do seu oponente não está seguramente protegido, seu plano pode ser atacá-lo! Um bom plano de ataque requer a reunião de uma tropa forte - um número de peças de xadrez - para atacar o outro rei. Uma ou duas peças normalmente são suficientes.

Controle o centro ou ataque o domínio do seu adversário na parte central do tabuleiro.

O centro é por onde todas as peças passam para poder atacar o lado inimigo, também é onde as peças exercem maior poder. Portanto, é importante que você esteja no controle, e se não estiver, é importante atacar o domínio central adversário o quanto antes!

Assegure-se que suas peças guardam ou defendem umas as outras, mesmo se elas não estão sendo imediatamente atacadas.

Se possível, troque uma peça por outra mais valiosa.

Logo seu exército estará mais poderoso do que o do seu oponente. Tome cuidado com o quê você troca.

O que o meu oponente está ameaçando?

Pergunte-se isto toda vez que seu oponente fizer um moviemnto. Acredite que ele tenha o seu próprio plano de jogo! Se você perceber as ameaças chegando, poderá geralmente evitá-las.

Posicione seu exército para o máximo controle do tabuleiro.

Ao mover os meus peões, tornarei um dos meu bispos "mau"? Seus bispos podem ser muito poderosos, peças que abrangem todo o tabuleiro. Evite o erro comum de "prender" um bispo atrás de um triângulo de peões dispostos em casas da mesma cor que o bispo. Esta cerca também é conhecida como bispo "mau" fora do jogo!

Tente manter seus peões "em linha"

Peões são as únicas peças do jogo de xadrez que não podem se mover para trás, por isto são vulneráveis. Eles devem ficar, sempre que possível, numa posição onde um possa defender o outro. Mantenha os peões conectados; sem "espaços" entre eles. Peões isolados são fracos por que não podem se proteger. Evite também "dobrar" os peões - colocando-os na mesma coluna vertical. Se um peão fica bloqueando o outro, atrás dele, ambos ficam mais fracos do que os peões "em linha", aqueles que são capazes de proteger um ao outro. Um peão que está logo atrás de um outro peão é chamado de "dobrado". Ele é fraco porque o seu vizinho não pode defendê-lo.

No meio jogo, os peões devem capturar em direção ao centro.

Conte seu trocado! Considere os peões centrais (em frente aos reis ou às damas durante o começo do jogo) como se valessem um real, os peões em frente aos bispos 90 centavos, os peões em frente aos cavalos 80 centavos, e aqueles em frente as torres apenas 70 centavos. A regra geral deve ser tentar capturar em direção ao centro. Note: o valor desses peões mantém-se apenas para o meio jogo. No ginal do jogo, um peão longe do rei pode ser a peça de xadrez mais valiosa do tabuleiro - marchando para se tornar uma dama!

Ponha as suas torres e damas - suas peças mais poderosas - nas colunas abertas ou "semi-abertas". As colunas estão "abertas" quando não há peões nelas. As colunas estão "semi-abertas" quando há um peão em apenas um dos lados. Torres, e frequentemente rainhas, precisam estar em colunas como estas para exercer mais influência.

Se você e o seu oponente fizeram o roque em lados opostos, pense "ataque de peão".

Quando seu oponente está rocado no lado oposto ao seu no tabuleiro, você pode querer mover os seus peões em direção ao rei dele. Mesmo se alguns peões forem capturados, colunas abertas serão criadas em frente ao rei do oponente e você poderá colocar suas torres nessas colunas para ajudar o seu ataque.

Reveja sempre seus possíveis movimentos antes de tomar uma decisão.

Calcule dois ou três movimentos que parecerem melhores na posição. Faça uma lista mental desses movimentos, considerando um de cada vez. Finalmente, decida-se por um.


                                               Um Pouco de Taticas
"A tática constitui, sem dúvida, um dos mais importantes elementos do xadrez. Sua aplicação causa, além de um resultado concreto e objetivo, uma impressão harmoniosa, onde todos os componentes participam de uma verdadeira “revolução” em determinado instante da partida. No seu desenvolvimento se aprecia, geralmente, o xadrez como verdadeira obra de arte."

Alexandru Sorin Segal

 

Por um longo tempo acreditou-se que o mais importante era dar mate ao rei logo no começo do jogo. Os jogadores eram grandes atacantes e tinham um rico conhecimento de armadilhas e ciladas de aberturas que só eram possíveis graças aos erros do oponente. Com o tempo percebeu-se que isso era errado, pois se houvesse uma defesa correta, as armadilhas não funcionariam e podiam, em certos casos, prejudicar o próprio jogador.

Assim, para combater o adversário era preciso pensar, não somente no melhor lance para si mesmo, mas imaginar qual seria a melhor resposta para ele. Desse modo as ciladas não eram mais tão eficientes, era necessário saber atacar e defender ao mesmo tempo. Os planos feitos por um jogador eram prejudicados pelos planos do adversário e vice-versa. Formou-se assim uma luta tática no meio-jogo, pois era necessário fazer com que o adversário, mesmo com seu melhor lance, não pudesse evitar que os planos fossem cumpridos.

O elemento mais conhecido da tática é a combinação, que é o que estudaremos.

 

"se partimos do ponto de vista que por estratégia se entende estabelecer um plano e por tática realizá-lo, então a combinação deve ser considerada como a mais alta manifestação de tática. Por combinação se cria uma etapa especial e curta da partida onde se atinge forçado um objetivo precioso. Nesta etapa da partida os lances formam uma seqüência lógica e se encontram numa ligação indissolúvel um após o outro"

Max Euwe

 

O elemento estético é também um fator importante nas combinações. A combinação representa de fato, uma resolução rápida, precisa e definitiva do problema estratégico contido na posição. Em geral, as mais bonitas combinações contêm normalmente sacrifícios diversos. Existem, entretanto, combinações sem sacrifícios, mas, neste caso, o complexo de lances deve ser forçado e deve produzir uma impressão estética.

manobra tática significa exatamente este caso onde temos um objetivo claro realizado através de lances forçados, mas onde não se produz o sacrifício. Geralmente recebe o nome de seqüência forçada.

Exemplo de combinação:
Botwinnik - Capablanca (Amsterdã - 1938)
Botwinnik teria a possibilidade de jogar uma forte manobra 1.Ce2 seguido de 2.Cf4 com excelentes possibilidades. Em vez disto começou uma combinação com sacrifícios, calculando mais de dez lances, sendo este não só o mais bonito mas também o mais efetivo meio de obter-se a vitória. 1.Ba3!! Dxa3 2.Ch5+! gxh5 3.Dg5+ Rf8 4.Dxf6+ Rg8 5.e7! Dc1+ 6.Rf2 Dc2+ 7.Rg3 Dd3+ 8.Rh4 De4+ 9.Rxh5 De7+ 10.Rh4 De4+ 11.g4! De1+ 12.Rh5 e as pretas abandonaram.

Exemplo de seqüência forçada:
Capablanca - Yates
Capablanca começa agora uma instrutiva manobra forçada 1.Cc3 Tc5 2.Ce4 Tb5 3.Ced6 Tc5 4.Cb7 Tc7 5.Cbxa5. O objetivo dessa manobra era ganhar o peão de a5. O que foi realizado com uma seqüência de lances forçados, sem sacrifícios que na totalidade reduziu uma impressão estética.

Abaixo classificaremos as combinações em 10 categorias:


Aprenda um pouco com chess Tempo

 

Mais sobre xadrez ainda estamoso em reforma obrigado- profissionais no chess ajente vai fazer o melhor jogador de xadrez